A FILOSOFIA DA CIÊNCIA DE MAIMÔNIDES

Gad Freudenthal

Resumo


Neste artigo o autor analisa a questão da filosofia da ciência de Maimônides. Sua intenção primeira é reunir ou acomodar dois corpos de pensamento que, no início, não tinham relação alguma: a revelação e a tradição judaicas, transmitidas em um corpo de textos autoritativos e no pensamento racional greco-arábico, sistematizado
pelos grandes representantes do aristotelismo árabe. Nesse contexto, aparecem os vários problemas em ambas as tradições, como: a questão cosmogônica (como o mundo se originou?), a natureza de Deus, o relacionamento de Deus para com o mundo, especialmente para com o homem, recompensa e punição, e “vida” depois da morte. Como ambos podem ser verdadeiros? Em um esforço para encontrar uma resposta para esse problema, Maimônides passou a refletir sobre os limites da verdade científica, de um lado, e da verdade da Escritura, de outro. Definindo cuidadosamente esses limites, ele acreditava que seria capaz de mostrar que, se as pretenções de conhecimento feitas dentro de cada uma das tradições forem interpretadas corretamente, pode-se evitar que entrem em conflito. Maimônides dedicou muito empenho às questões que classificamos como filosofia da ciência. Ele procurou dar coesão à sua posição, que consiste num mosaico de pontos de vista ele tinha sobre várias questões, e que tentarei colocar em seus contextos apropriados.

Palavras-chave: Moisés Maimônides. Filosofia da Ciência. Escritura. Ciência.


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