ALBERTO MAGNO E SEUS ALUNOS: TENTATIVA DE DETERMINAÇÃO DE UMA RELAÇÃO

Henryk Anzulewicz

Resumo


A partir do final de 1230 até metade de 1270, Alberto Magno esteve ao serviço da ciência em diferentes lugares – nas casas de estudo dos dominicanos na província da Teutônia, na Universidade de Paris e no Studium Generale dominicano em Colônia. Pertencendo à elite de seu tempo, ele educou um grande número de alunos em todas as três localidades. Apenas um punhado de seus alunos são ainda conhecidos por nós, ou pelo nome ou pelo trabalho. A finalidade principal desse artigo é lançar mais luz sobre as relações mestre-aluno de Alberto. Em particular, seu objetivo é esclarecer com mais detalhes a visão do Alberto do aluno perfeito, retratar suas relações mestre-aluno rastreáveis historicamente, e revisitar a relação interpessoal bem como científica entre Alberto e seus dois alunos mais famosos, Tomás de Aquino e Ulrico de Estrasburgo. No apêndice ao artigo, é fornecida uma lista provisória dos alunos de Alberto junto com uma breve caracterização de cada um deles.


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